quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O que visitar em Veneza! (Itália)

Olá meus queridos viajantes!!!

Hoje vou compartilhar com vocês o que pode ser visto em Veneza. 
Cidade romântica, cenário de filmes e as famosas gôndulas, acho são as principais identidades do local e que logo vem a nossa cabeça. Concordam???



Eu estive na cidade por 2 noites, mas cheguei num finalzinho de tarde, aproveitei um pouco, depois tive mais um dia cheio de passeios e no último dia já viajei cedinho para Verona. 
Eu acredito que 1 dia é suficiente para conhecer a cidade sem incluir visitas a museus e arredores. Se sua pretensão for essa, acrescente mais uns 2 dias no seu roteiro.
A melhor forma de conhecer Veneza é a pé. Portanto, estejam preparados para percorrer as ruelas e canais da cidade.


O que visitar:

Ponte Rialto -  é  um dos destaques e, assim como a Ponte Vecchio em Florença, não é apenas um meio para cruzar o Grande Canale, pois também é repleta de lojas, onde os turistas enlouquecem.
É a ponte mais velha de Veneza. Por volta do século XII, foi construída originalmente em madeira, mas após vários colapsos, foi reconstruída em pedra em 1591, tentando preservar o estilo original.


(Vista da ponte)

Mercerie - antes de chegar a Piazza San Marco, passe pela rua mais chique de Veneza e aprecie as fantásticas vitrines.

Piazza San Marco - uma das mais famosas praças do mundo, tem alguns monumentos diferentes, como a Basílica de San Marco, a Campanile (torre que abriga os sinos da basílica), o Palazzo Ducale e a Torre Dell´Orologio (possui um dos maiores relógios astronômicos). A praça é um dos principais pontos turísticos, está sempre lotada de turistas.






Murano, Burano e Torcello - você pode optar por conhecer os arredores. Murano, por exemplo, é uma das belíssimas ilhas que circundam Veneza e é mundialmente famosa pelos cristais que levam o mesmo nome do local. Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer as ilhas pois fiquei pouco tempo na cidade.

É possível visitar grandes museus, como: o Accademia, o Ca'Rezzonico, o Peggy Guggenheim ou o Punta della Dogana. O destaque, porém, está mesmo no entorno da Piazza San Marco, do Grande Canale, e da Ponte Rialto, que estão sempre lotados. Não é a toa que a cidade recebe multidões de turistas a cada ano. Por experiência própria, afirmo que Veneza é realmente inesquecível!!!!

Ande pelas ruelas sem preocupação e surpreenda-se com cada cenário, construções e lindas pontes.  




A Ponte dos Suspiros é uma ponte característica de Veneza. Conhecida em todo o mundo e fotografada por vários turistas. O curioso nome lhe foi atribuído pela lenda que diz que prisioneiros (atravessando-a) suspiravam na ocasião de ver pela última vez o mundo externo. Eu não achei ela e não tive a oportunidade de ser mais um dos turistas desse mundão a fotografá-la.  :(

Não perca o famoso passeio de gôndola. Eu não fiz, devido ao mal tempo. (continue lendo este post e veja detalhes desse relato).


Você também pode pegar um Vaporetto, é o transporte público, porem não é barato (um bilhete simples custa aproximadamente 7,00 euros e vale por 60 minutos). Mas não deixa de ser uma opção para você cruzar o Grande Canale, isso se estiver disposto a pagar esse preço para navegar pelo canal e registrar algumas fotos. Dependendo do horário pode estar super lotado, então cuidado, pode ser uma dica furada! 
Eu particularmente não aconselho, embora não utilizei esse serviço, mas me parece uma roubada (caro e lotado!).



Quando NÃO visitar Veneza:

Bom, eu estive em Veneza em Novembro, bem na época que a cidade alaga, alias desde o século 13 ela fica desse jeito, normalmente nos meses de Novembro e Abril. O motivo dos alagamentos são resultados de vários fatores, tais como: fortes chuvas, oscilação das marés, a estrutura peculiar da própria cidade, o aquecimento global etc...
Portanto, aconselho ficarem atentos a previsão do tempo antes de visitarem Veneza. 
Eu recomendo visitar em outros meses, pois você conseguirá aproveitar muito mais. Em Novembro, por exemplo, além do frio, dos alagamentos e das chuvas, fica difícil aproveitar um passeio de gondola. (paga-se caro e nesse período não é proveitoso). Eu peguei muita chuva e conheci Veneza a pé e sempre debaixo de um guarda-chuva. 
Compartilho com vocês um fato que me chamou atenção no primeiro dia na cidade: enquanto visitava o centrinho, já estava escurecendo e reparava aquela movimentação de lojistas por toda parte e todos colocando comportas nas portas pois no dia seguinte a previsão era de alargar toda Piazza San Marco, nós não não estamos habituados com essa cena, mas para eles era uma ocasião normal para o período, bastavam se prevenir. Nessa época também é normal e encontrar passarelas suspensas e improvisadas que auxiliam na locomoção de quem esta a pé pela cidade.
Bom, pense com cautela no período que for conhecer Veneza, porem nem tudo esta perdido, se estiver nessa época por la não se desespere, mesmo com mal tempo é possível aproveitar.


Espero que tenham gostado de mais um post feito com muito carinho. Quantas boas recordações de Veneza (mesmo com o mal tempo deu para registrar algumas fotos e curtir).

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário