domingo, 3 de março de 2013

Planeje o dia-a-dia da sua viagem!

Olá pessoal!

Antes de arrumar as malas, é necessário planejar o roteiro da sua viagem.



Elaborei esse post com algumas considerações importantes para você que pretende montar sua viagem por conta própria e não sabe por onde começar.

O meu planejamento levou cerca de dois meses, tudo começou através das pesquisas na internet e os primeiros ‘rabiscos’ foram feitos em uma planilha de Excel.


Comece definindo:
  1. Datas e duração em cada País/Cidade
  2. Distância de cada País/Cidade que pretende visitar
  3. Meios de transporte (avião, carro, navio, ônibus, trem...)
  4. Atrações turísticas
  5. Hotéis
  6. Clima

 É importar ter em mente qual o propósito da sua viagem, por exemplo, se a sua ideia é visitar diversos lugares conhecendo superficialmente cada local (considerando apenas os pontos turísticos mais famosos) ou ainda, se você prefere fazer uma viagem tranquila e desfrutar ao máximo de cada local, incluindo visitas às atrações pouco conhecidas por turistas. O gosto é bem particular e só você pode dizer como quer dividir o seu tempo, se prefere, por exemplo, passar horas visitando museus ou pretende apenas dar uma passadinha nos mais famosos só para não dizer que não conheceu.

Tudo isso depende também da sua disposição e disponibilidade, no meu caso quis aproveitar o meu tempo para desbravar muitos lugares da Europa principalmente pela facilidade que você tem para se locomover de um país ao outro. Foi uma maratona, com malas pra cá e pra lá, mas não me arrependo de nada.
Quando penso em planejar o próximo destino me pergunto: ‘Faria de novo?’ Sim, faria tudo de novo! Pois a viagem foi maravilhosa e os imprevistos foram quase nulos.

Pesquise, pesquise e pesquise. Através das principais atrações turísticas e do seu estilo de passeios você consegue ter uma noção de quantos dias você levaria para conhecer tudo, a partir daí você consegue definir quanto tempo pretende ficar em cada local.

É importante verificar a distância entre as cidades e países a visitar, se a sua pretensão for conhecer a Europa, por exemplo, é muito fácil cruzar suas fronteiras de trem.  Uma dica valiosa que encontrei pelos blogs quando o assunto for se locomover entre cidades ou países, é ter em mente que vale a pena evitar avião se a sua viagem tiver em média 04 ou 05 horas de duração seja ela de trem ou ônibus, ao ultrapassar esse tempo a viagem se torna mais cansativa e nesse caso, a melhor opção ainda é pegar um avião.

Na busca por hospedagem, você pode pesquisar por hotéis localizados ao redor das principais atrações turísticas (prático para você conhecer lugares a pé), perto de centros gastronômicos ou ainda próximos à estação de metro (que pode ser seu ponto de partida para ir e vir para qualquer lugar).  Além disso, pesquise em sites específicos as opiniões e fotos de turistas que já se hospedaram no local.

Você prefere calor ou frio?  Esse questionamento é importante ser feito antes de definir o período das suas férias com base no clima do país que pretende visitar.

Com esses pontos em mente você pode começar a ‘rabiscar’ e usar a vasta informação que você encontra pela internet e ficar por dentro das dicas de pessoas que já visitaram esses locais.

Abaixo informo os sites que na minha opinião foram úteis. Estou recomendando para ajuda-los sem nenhuma pretensão:

Hotéis: Booking e Decolar
Opinião de viajantes: Trip Advisor (Conta com avaliações de hospedagens e restaurantes).
Passagens aéreas: Skyscanner
Passagens de trem por toda Europa: Rail Europe
Rotas: Michelin (Verifica rotas, calcula pedágios e gasolina) e Google Maps (Super útil para checar rotas, distâncias e inclusive verificar, por exemplo, se o seu hotel fica localizado próximo de estações de metro).

Espero ter ajudado naquele seu momento: ´E agora por onde devo começar?´
Superando essa etapa, você vai ver como é gostoso fazer essas pesquisas, ver fotos dos locais e já se imaginar lá.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário